trans.gif (43 bytes) trans.gif (43 bytes)

  BOCC

  [ Graça Rocha Simões ]

trans.gif (43 bytes)
trans.gif (43 bytes)

> BOCC

> Entrevista a António Fidalgo

> http://bocc.ubi.pt

ENTREVISTA A ANTÓNIO FIDALGO

1. A ideia/ o conceito
A Bocc, Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, procura reunir, sob o formato tradicional e conhecido de biblioteca, textos de diferentes géneros (artigos, conferências, teses académicas, manuais, livros) das áreas científicas, próximas e afastadas, das ciências da comunicação. A função da Bocc é, como a de qualquer biblioteca, reunir, guardar e disponibilizar textos sobre temas diversos, de muitos autores, de proveniências variadas. A sua característica é cumprir essa função on-line, continuamente, urbi et orbi, sem restrição de qualquer espécie (ver o meu artigo, disponível na Bocc, A Biblioteca Universal na Sociedade da Informação, http://ubi.pt/pag/fidalgo-biblioteca.html ).

2. Génese
A génese data de Maio de 1999 e teve como motivo a preocupação de reunir num só local (site) textos já disponíveis on-line em páginas individuais e outros textos inéditos ou publicados em livros ou revistas, mas de difícil acesso. Numa comunidade científica em formação tornava-se necessário juntar os textos entretanto produzidos e saber o que estava feito e se fazia. Por outro lado, dado ter havido uma explosão de cursos superiores em comunicação, urgia disponibilizar a docentes e alunos de um forma fácil e barata a bibliografia existente.

3. Recursos Humanos
Basicamente sou eu. Mas contei com a ajuda inicial de colegas que me ajudaram na conversão de textos para o formato html, e depois, graças a um incentivo do Instituto de Comunicação Social (ICS) da Secretaria de Estado da Comunicação Social (SECS), tive a colaboração de dois recém-licenciados que fizeram um levantamento dos textos existentes em Portugal na área das ciências da comunicação. Houve também a imprescindível colaboração do Centro de Informática da Universidade da Beira Inteirior (UBI), nomeadamente através do desenvolvimento da base de dados sobre a qual funciona a Bocc.

4. Recursos Técnicos
A Bocc encontra-se num servidor comprado com o referido incentivo do ICS. Todo o software é open source, sistema operativo (linux), servidor de html (apache) e base de dados (posgress). O domínio de DNS é o da Universidade da Beira Interior, em cujo Centro de Informática se encontra alojado o servidor bocc.ubi.pt

5. Dificuldades

A grande dificuldade é a aquisição de novos textos. Há bastantes resistências de autores a permitirem que os seus textos fiquem disponíveis na Net, submetidos à técnica do copy and paste. Ainda há quem pense que um artigo científico tem necessariamente de aparecer numa revista erudita, normalmente cara, se bem que o seu destino habitual seja o de ficar meio ignorada numa estante de uma qualquer biblioteca universitária. Ora uma biblioteca depende muitíssimo das novidades, para não ser um arquivo. Só o tempo e uma nova cultura de publicação (em que publicar seja mesmo tornar público o escrito e não vê-lo impresso sob a chancela de uma editora) é que poderão superar esta dificuldade.

6. Feedback dos utilizadores
Excelente. E isso traduz-se pelo número de utilizadores que tem vindo progressivamente a aumentar.

7. Desenvolvimentos
O grande desenvolvimento já está on-line e é a Recensio - Revista On-line de recensões de comunicação e cultura ( http://www.recensio.ubi.pt ) . A Recensio é suportada por uma base de dados que pretende registar, referenciar e recensear publicações, on-line e impressas, atinentes às diferentes áreas das ciências da comunicação. Por título, autor, temática, editora, colecção, tipo de texto (livro, artigo, texto online, tese académica) poder-se-á pesquisar a base de dados e obter informações sobre os textos, e, no caso da referência a textos on-line, aceder aos próprios textos. Embora já contando com cerca de 1000 referências, estamos no começo e o objectivo primeiro é fazer um registo completo de todos os textos publicados em Portugal no âmbito das ciências da comunicação.

8. O futuro
Encontra-se já em embrião e está on-line.
É o Labcom - Portal das Ciências da Comunicação ( http://www.labcom.ubi.pt )