|
|
|
Filme que
produz "mixed feelings", em todos os sentidos. Porque o autor quis misturar
registos heteróclitos e contraditórios de emoções, atmosferas, estilos. E não
conseguiu: o resultado é incerto, irregular, suscitando admiração, indiferença, nem
sempre surpresa, raramente adesão.
O talento de Lars von Trier é indiscutível. Mas não
basta o talento para contrabalançar a pulsão profunda que faz brotar as sensações
preferidas de um autor. A coexistência de dois regimes de imagens, um feérico,
maravilhoso, irreal - como o dos "musicais" americanos -, o outro realista, às
vezes mesmo naturalista - como o das cenas de fábrica e da vida quotidiana das
personagens - não funciona, oscilando sempre em disjunção (ora num, ora noutro: num dos
planos finais em que Bjork começa a cantar já não em sonho, mas na cela do enforcamento
real, não salva o filme desta falha essencial). Isto gera às vezes inverosimilhanças no
guião que, não sendo importantes, são sempre aborrecidas.
Sobretudo, quando o quadro geral da estória é um
melodrama. Aí, o realizador dá largas à sua pulsão do patlios -- do patético.
Um patético impuro e excessivo, que poderíamos qualificar de lírico (o que o
pode tornar aberrante). Seria preciso mais do que talento para conseguir no excesso o que
exigiria mais naturalmente o fino, o imperceptível. Em Lars von Trier, o resultado é um
regime mórbido de forças e emoções. Ri-se com lágrimas, sonha-se e dança-se no meio
da tragédia. O que poderia ser óptimo e poderoso. Mas aqui é a vertigem em escala
macro. Até a câmara treme para que nós, espectadores, também nos sintamos quase cegos,
como a personagem principal. Mas apenas atingimos o limite da visibilidade
cinematográfica.
Conclusão: Dancer in the Dark é um filme
talentoso que joga com uma ambiguidade perversa das emoções (que não é salva pela
técnica, talvez mesmo pelo contrário: é ela que a faz falhar): o autor excita-se
demasiado com o sofrimento - o que é sempre suspeito, mesmo por boas causas (contra a
pena de morte, por exemplo). Bom para quem goste.
|
|